Neste domingo (14/05) comemoramos o dia dedicado às mães. Nesse breve texto, queremos agradecer às mães e lembrar com carinho a importância do amor e cuidado dessas mulheres com a humanidade.
Não são os filhos e filhas que escolhem mães, mas são mulheres que escolhem, de forma generosa e amorosa, serem mães e ofertar de forma gratuita o dom de dar à luz.
Ser mãe é viver uma linguagem de intimidade nupcial com o amor divino. É viver a intimidade com Deus como relação afetiva e com uma linguagem própria do universo feminino.
Mas é preciso ficarmos atentos. Os apelos da sociedade consumista e as garras do capital querem transformar nossas relações em comércio. Muitos de nós celebramos o dia das mães no contexto de uma busca desenfreada pelo comércio com intensa compra de produtos e presentes.
Dia das Mães é um convite a celebrarmos uma festa familiar ou, no mínimo, um momento de externar gratidão, refletir sobre a importância do papel materno na vida de cada um de nós. Mães precisam e querem ser relembradas desse amor. E não aquele amor só de um dia, de dar presente caro e depois esquecer o resto do ano. Amar é permanecer no amor. Amar é também valorizar.
A Diretoria do Sindicato dos Securitários deseja a todas as mães, de maneira particular às Mães Securitárias, que neste domingo e nos outros dias do ano vocês possam verdadeiramente sentir o amor e a valorização de seus filhos.
Àquelas que não puderam gerar a vida em seu ventre, mas se fazem mães por meio de suas potencialidades de amor, cuidado e doação queremos expressar todo nosso carinho e admiração.
Mães, que os gestos de amor concreto de seus filhos e da sociedade envolvam cada uma de vocês.
A todas as mães, em especial às securitárias, parabéns a vocês pela dádiva de serem mães.
FELIZ DIA DAS MÃES !
Itamar Barreto