O Sindicato dos Securitários de São Paulo, preocupado com a transparência e o bem-estar financeiro de seus associados e colaboradores, alerta sobre o Golpe do Boleto Falso.
Golpistas estão falsificando boletos em nome do Sindicato dos Securitários com supostos descontos e enviam às empresas como se fossem Contribuição Sindical ou Assistencial.
O golpe, muitas vezes, começa no e-mail que a empresa recebe o boleto para pagamento. Neste caso, é preciso se certificar de quem enviou o documento e desconfiar de qualquer item diferente, seja na identificação do emissor ou no corpo da própria mensagem do e-mail.
O boleto parece real, mas assim que o pagamento é efetuado, os recursos são desviados para a conta do golpista e o débito da empresa ou associado junto ao Sindicato continua.
Portanto, ao receber um boleto para pagamento de forma diferente do usual, desconfie e não pague. Entre em contato com o Sindicato dos Securitários pelo (11) 3259-0411 e confirme a legitimidade do documento.
O QUE FAZER ?
Caso nenhum destes detalhes sejam observados e o possível boleto falso ou clonado venha a ser pago, a orientação do Procon é que o consumidor registre o fato junto ao fornecedor e ao seu banco, bem como ao banco responsável pela transação financeira (aquele que aparece no boleto).
Como a situação envolve uma possível fraude, o Procon também recomenda que o consumidor faça um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil (nestes casos é possível fazer pela internet), para que o caso seja investigado. E também no próprio Procon, para uma análise detalhada da situação.