Neste ano o “1° de Maio – Dia do Trabalhador e da Trabalhadora – terá seu ato principal na área externa do Itaquerão, na zona leste da capital paulista. Pautas incluem emprego decente e igualdade salarial entre gêneros. Atividade terá shows gratuitos.
O Corinthians nos ofereceu o espaço que tem excelente localização para a realização do evento e de fácil acesso para a classe trabalhadora. Facilita o deslocamento”, pontou Sérgio Nobre. O acesso é facilitado pela estação Corinthians-Itaquera – linha vermelha do Metrô de São Paulo.
O Dia Internacional do Trabalhador e Trabalhadora é data de celebração, reflexão e luta para levar a toda a população os desafios e conquistas das Centrais Sindicais, seus sindicatos e entes por um Brasil mais igual, com desenvolvimento econômico sustentável.
Neste ano, o 1º de Maio unificado, cujo tema é Por um Brasil mais Justo, vai destacar: emprego decente; correção da tabela do Imposto de Renda, juros mais baixos, aposentadoria digna, salário igual para trabalho igual e valorização do serviço público.
O ato será, mais uma vez, realizado de forma unitária entre a CUT, Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central de Trabalhadores Brasileiros (CTB), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Central de Sindicatos Brasileiros (CSB), Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e Pública.
PRESIDENTE LULA FOI CONVIDADO
De acordo com os presidentes das centrais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado oficialmente para o evento em São Paulo.
PAUTAS DO 1° DE MAIO
Além das pautas oficiais, destaque para a defesa da democracia e igualdade de gênero, pauta permanente do movimento sindical.
Ricardo Patah, presidente da UGT, reforçou a defesa da valorização do setor público. “O setor está em campanha pela recuperação de salários”, disse. Patah também destacou, em sua apresentação, a desigualdade salarial entre homens e mulheres que desemprenham funções iguais.
“Chega a ser triste ou até vergonhoso ter que haver uma lei para isso”, disse enaltecendo a inciativa do governo Lula para sanar o problema. Lei nº 14.611/2023 foi criada com o intuito de corrigir as lacunas além de combater e eliminar as disparidades salariais baseadas em gênero e proporcionar maior segurança para as mulheres.
PROGRAMAÇÃO
A agenda de shows e participação de lideranças políticas será divulgada nos próximos dias. O evento está marcado para começar às 10h. Nesta terça-feira (16), a partir das 6h da manhã, as centrais estarão na Estação Brás do Metrô distribuindo os panfletos oficiais do evento.