Securitário SP

Governo terá 500 mil vagas para qualificação

O acordo firmado ente os ministérios da Educação e do Trabalho deve começar a dar os primeiros resultados em março. De acordo com a Agência Brasil, a expectativa é de que a cooperação técnica entre as duas pastas ofereça a partir daí cerca de 500 mil vagas no Pronatec (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego) Trabalhador, a modalidade de iniciativa do governo federal voltada para a qualificação e requalificação profissional de pessoas desempregadas e com cadastro no Sine (Sistema Nacional de Emprego).

Em entrevista publicada no dia 5 de janeiro pelo DIÁRIO, o ministro do Trabalho, Manoel Dias, já havia demonstrado otimismo em relação ao convênio, por entender que a medida vai ajudar a melhorar a qualidade dos empregos criados no país. Além das vagas que serão abertas pelo Pronatec Trabalhador, a parceria entre os ministérios também vai assegurar a abertura de 250 mil postos no Projovem Trabalhador.

Este programa é voltado à qualificação profissional de quem tem  entre 18 e 29 anos, mediante a participação em cursos que dão direito a bolsas de estudo e à possibilidade de sair já empregado. Outra vantagem do acordo assinado é a criação de 150 mil vagas para o Programa Aprendizagem, parceria entre o Ministério do Trabalho e organismos como o Senac, com o objetivo de formar  jovens de 15 a 24 anos. 

Todas as iniciativas deverão levar em conta as demandas do mercado de trabalho regional e local, para facilitar o ingresso dos participantes dos cursos na empresas. Para identificar onde estão as principais demandas profissionais e cursos a oferecer para suprir essas necessidades, o ministério vai fazer o cruzamento de dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) e da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações). O projeto também terá a contribuição do Observatório do Mercado de trabalho, que conta com profissionais especialistas no assunto. O convênio prevê ainda a integração do Sistec (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica) com o MTE Mais Emprego, para acompanhar a inserção profissional dos alunos do Pronatec. Em um único sistema o interessado poderá encontrar vagas no mercado de trabalho.


Fonte: Diário de S. Paulo

terça-feira, 14 de janeiro de 2014


Imprimir Enviar por email

Volte ao Topo

Av. Nove de Julho, nº 40, Bela Vista - SP

Cep.: 01312-000 Tel.: (11) 3259-0411

Sindicato dos Securitários do Estado de São Paulo.

2017 © Todos os direitos reservados

Clique e saiba como chegar

Desenvolvido por: LeSystem